quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quem é Deus?

 
Quem é Deus?

Para a criança, é o papai do céu
A quem pede proteção.
- Abençoa papai, mamãe.
Dá a cada dia o pão.

Deus da criança inocente
Deus da mãe ocupada
Deus que consola na dor
Deus da alma enlutada!

Para o jovem é o cara lá de cima
Que não o incomoda ou intimida
Ele que fique por lá
Deixe-me gozar a vida!

Deus que está longe
Deus que não é pessoal
Deus que ama o pecado
Deus, tão banal!

Para o caboclo no campo
Deus a chuva dá
Ele ajuda a colheita
E faz a mágoa passá!

Deus que se preocupa com o pobre
Deus que sofre com o que erra
Deus que faz cair água
Na sequidão da terra!

Para o deista, Deus está morto.
Criou a terra e se cansou.
Deixou tudo nas mãos do homem
Que a tudo dominou!

Deus que já morreu.
Deus que não se importou
Com os homens e Suas obras
Deus que nunca amou!

Para o ateu, Deus não existe
Isolado em sua racionalidade,
vocifera: Que Deus é este?
Não existe eternidade.

Deus que não se revela.
Deus que não é imortal.
Deus que só existe na mente
do crédulo irracional!

Para teólogos medíocres,
Deus é um criado pessoal,
Deus que precisa de esmolas,
Deus que Se curva, afinal!

Deus a ser barganhado
Deus a quem se cobram favores
Deus que tem que servir
Aos gananciosos pecadores!

Para muitos, Deus está encoberto
Mas, Se revela ao temente.
Pois busca adoração
da alma sincera do crente!

Deus que criou o mundo
Deus que enviou Jesus
Deus que a todos ama
Deus que Se revela na cruz!

in Antologia Literária “Poemas e Poetas nova geração” Litteris Editora, 2010
*Rute Salviano Almeida é autora do livro Uma Voz Feminina na Reforma (Ed. Hagnos)

Sofrer

"É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior."
Gandhi

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Morcheeba - Rome Wasn't Built In A Day


Lead single from their third album, 'Fragments of Freedom, released in 2000. Director: Malcomn Venville. Morcheeba's just not the same without Skye Edwards.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A vida


"A vida é como uma ponte... Atravessa-a, mas não fixes nela a tua morada."

Desconheço a autoria

A vida em um copo d'água

"Um copo d'água poderia ser comparado a uma vida... Lá está ele, cheio, pleno, pela metade ou com pouca água. A água está quieta, não há ondulação, a rotina segue no copo...

Só que as vezes, não se sabe bem de onde, uma gota cai dentro do copo, transformando a superfície tranquila. Se formam pequenas ou grandes ondulações, as moléculas de água saem do lugar... Chegaram outras... A água do copo tem que se reorganizar. Umas se empurram para cá, outras para lá. Umas ficam mais próximas da água que veio na gota, outras mais distantes...

O fato é que o copo é o mesmo, mas o seu conteúdo, embora pareça o mesmo, mudou. As vezes a mudança é leve, as moléculas se ajustam rapidamente. Outras vezes a gota mexe mais fundo e provoca uma reorganização completa. 

As vezes ocorre que não temos em nosso copo nenhuma nova gota, por muito tempo, e nos acostumamos assim. Então quando uma gota cai e remexe a nossa água, nos sentimos confusos e perdidos.

Mas o tempo nos mostra que tudo se ajusta, que tudo se renova, mesmo quando achamos que a estabilidade já faz parte da nossa vida. E assim sempre foi, e assim sempre será."

Andréa

Boa semana

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Tem vezes...

"Tem vezes que, mesmo rodeados de pessoas, nos sentimos sós... Mesmo das pessoas mais próximas... Oh insondável alma humana..."
Andréa