quarta-feira, 9 de maio de 2012

Amor e Respeito, Respeito e Amor


"Quando somos mais jovens, qualquer coincidência é motivo para enaltecer o amor. Por exemplo, quando chegamos no banheiro e vemos nossa escova de dentes virada exatamente de frente para a do amado, achamos isso tão lindo. É mais uma prova de que tudo conspira a favor da nossa relação.

O tempo passa... Chegamos no banheiro e tanto faz se as escovas estão de frente ou de trás, ou até de cabeça para baixo uma em relação a outra. Nosso romantismo não chega mais aí, nestes detalhes, que no fundo, são indiferentes...

O tempo passa, e com ele muitas vezes passa o respeito, o companheirismo e o próprio amor. A realidade se faz presente.

Porém acredito que o resultado da passagem do tempo possa ser também um vínculo mais estreito entre aquelas duas pessoas. Mas para que isto aconteça não podem faltar dois sentimentos básicos em uma relação: amor e respeito. Até acho que a ordem correta é: respeito e amor.

Respeito àquela pessoa que escolhemos para compartilhar nossas vidas de uma forma mais íntima. Respeito pelas diferenças que temos. Respeito pelas falhas e limites desta pessoa, pois ela chegou até nós com a sua história de vida, e nem sempre é fácil mudar o que somos.

Acredito que o respeito mantém o amor. E o respeito nos faz tentar compreender um ao outro. O respeito nos faz crescer em um relacionamento. É difícil, mas não impossível. Basta nos mostrarmos sem máscaras. Vamos deixar as máscaras para os momentos em que é impossível ficar sem elas pois, infelizmente, esses momentos existem..."

Andréa W. Petry