terça-feira, 31 de julho de 2012

Amar ou depender

Sinopse

Assim como as substâncias químicas, existem relações amorosas que são tóxicas e que viciam. Reconhecer o limite entre o amor e a dependência afetiva, entretanto, nem sempre é fácil. Em Amar ou depender?, o psicólogo Walter Riso, autor de obras que venderam cerca de 2 milhões de exemplares em todo o mundo, mostra os principais problemas atrelados ao apego excessivo e ensina que a cura não só existe como está ao alcance de todos.

Neste exato momento, milhares de pessoas encontram-se presas em relações amorosas inadequadas, por motivos que vão desde a insegurança até o medo do abandono. Sofre-se muito por amor: existem maneiras oprimentes de amar e relações problemáticas que podem até tornar-se perigosas. Tais desvios do sentimento amoroso são capazes de provocar efeitos tão devastadores quanto aqueles causados pelo abuso de substâncias químicas.

Em Amar ou depender?, Walter Riso propõe uma verdadeira aula de auto-estima e comprova que é possível desvencilhar-se das ataduras psicológicas, ser independente e, ainda sim, continuar amando. Com a experiência de ter estado em contato com vítimas de amor doentio e de casos estudados durante vinte anos de exercício profissional, o autor usa a premissa de que amar somente se justifica quando podemos fazê-lo de forma tranquila e com liberdade.

Especialista em terapia cognitiva, Riso traduz conceitos científicos para uma linguagem simples, clara e direta, fazendo de Amar ou depender? um guia para os primeiros passos em direção a uma vida amorosa saudável. Ao final do livro, são apontados exercícios práticos para desligar-se de uma vez por todas de um relacionamento doentio e estratégias para se iniciar uma vida nova sem dependência afetiva. Para todos os que acreditam que é possível amar sem prejudicar seu amor-próprio e fazer da paixão uma experiência plena, proveitosa e feliz.

Autor: Riso, Walter